11
abr

A importância de uma boa imagem empresarial no mercado

A imagem de uma empresa é, sem dúvida, seu principal cartão de visitas no mercado. Criar e cultivar uma boa reputação é o primeiro passo para conquistar clientes e conseguir confiança e fidelidade. Inúmeros são os casos de crises e fracassos causados pelo descuido quanto ao cultivo desta, e as consequências tendem a ser graves.

Basta pensar em sua própria rotina. Como você escolhe e avalia os produtos ou serviços que consome? Como sua confiança em determinada marca é criada, sem nenhuma experiência anterior? De maneira geral, grande parte desta advém do que o fornecedor transparece publicamente de si e do que oferece ao consumidor, características e estereótipos que formam sua imagem no mercado.

Um boa imagem é embasada numa série de fatores, como: ideologia, postura, valores e comportamentos, além, é claro, de eficiência e qualidade. Para a criação de uma boa imagem empreendedora, a transparência e a sinceridade com os consumidores é primordial. Ninguém gosta de ser enganado ou passado para trás, e o incômodo do engano compromete a reputação e a confiabilidade. Nunca minta! Valorize, também, a forma como lida com as pessoas. O valor humano tem sido cada vez mais observado, e se tornado item fundamental para a construção de uma boa imagem. Manter um bom relacionamento com clientes, funcionários e parceiros também é de suma importância.

Além disso, defina bem o posicionamento e linhas de pensamento de sua empresa, deixando-os claros sempre.

Lembre-se de fundamentá-los em bases ideológicas sólidas e coerentes, e jamais os perca de vista. Assim como no campo interpessoal, o caráter de uma empresa é medido pela firmeza e solidez de suas palavras.

Sobretudo, jamais ignore que sua imagem pública é primordial para o julgamento que tende a ser feito pelas pessoas, portanto, torne-a um objetivo de extrema importância a ser gerado e cultivado.