23
nov

Como ter resiliência no mercado de trabalho?

Provavelmente, você já escutou falar nessa palavrinha chamada resiliência, pois parece que está mesmo em alta. Basicamente, trata-se da habilidade de se adaptar às mudanças de forma ágil e reagir diante de uma nova situação. Se na vida pessoal essa característica é importante, no dia a dia de trabalho, é um grande diferencial. Como aqui no Espaço Jacyra nós nos preocupamos com a evolução das pessoas, resolvemos listar algumas dicas para você desenvolver a tal resiliência.

Atividades artísticas como ferramentas para desenvolver a competência social e a flexibilidade mental

Começar uma atividade que não faça parte da sua rotina, ou seja, fazer algo fora da caixa, além de ampliar o repertório, influencia na solução de problemas de forma criativa. Esse tipo de proposta permite que as pessoas possam interagir entre si, trocando percepções e experiências.

A prática de esportes ou de hobbies voltados para a ação e a aventura

Atividades físicas são bem-vindas quando se trata de despertar a resiliência e isso acontece porque a pessoa é obrigada a sair da zona de conforto e se deparar com o novo. Você pode tentar praticar vários esportes ou hobbies e nem precisa se dar bem em todos. Basta se dedicar aquele que tiver mais afinidade. De qualquer forma, isso permite aumentar a autoconfiança e o seu poder de decisão.

Capacidade de solucionar problemas

Ser uma pessoa que entrega soluções ao invés de levantar problemas, com certeza, se enquadra no perfil da resiliência. Uma boa forma de conseguir desenvolver esse lado é se entretendo com jogos de estratégia como o xadrez, por exemplo.

Ter inteligência emocional como já foi falando anteriormente, também é uma habilidade que tem muita relação com o fato de ser ou não resiliente. Existem outras formas de aprimorar essa características, mas vamos deixar isso para uma próxima postagem, tudo bem? Esperamos que com essas dicas iniciais, vocês já comecem a entender como a resiliência pode ser o diferencial de um profissional no mercado de trabalho.