06
set

Como trabalhar a motivação das equipes?

Enquanto empresários, coordenadores, gestores e líderes em qualquer posição devem atentar-se para a qualidade de vida dos funcionários. Além da saúde física, também é necessário voltar os olhares para o que essas pessoas andam pensando e sentindo.  Ou seja, aspectos emocionais e comportamentais. Uma equipe bem preparada e que apresenta os melhores resultados tem, como principal característica, ser uma equipe bem engajada. Porém, para esse time estar engajado é fundamental trabalhar a motivação que é algo que vem de dentro. No entanto, existem muitos fatores externos que podem contribuir para um colaborador ser mais ou menos estimulado numa equipe.

No Espaço Jacyra, muitas práticas são utilizadas pensando sempre no bem-estar dos colaboradores. Afinal de contas, não se trata somente de um espaço para eventos corporativos, são pessoas trabalhando e oferecendo o seu melhor para outras pessoas. Confira 3 dicas práticas de como ter uma equipe mais motivada.

 

1- Faça elogios em público


Há um ditado que diz: “critique baixo e defenda em público”, existe muita verdade nessa expressão. Muitas vezes, os colaboradores já trabalham sob pressão e são cobrados em vários aspectos. Os erros acontecem, mas precisam servir como impulso para fazer sempre melhor nas próximas oportunidades. Então, se você tem uma equipe que comete muitos erros, não os exponha. Trabalhe os problemas em silêncio e destaque o ponto alto dessa turma em público. Todo mundo gosta de receber elogios e isso faz toda diferença para a autoestima.

2- Saiba se comunica

 

Não se trata somente do que falar, mas como falar. Críticas construtivas são sempre bem-vindas e, como o nome sugere, elas servem para ajudar a ser melhor. Então, na hora de comentar sobre alguma falha, seja educado e respeitoso. Não aumente o tom de voz e não apresente uma postura agressiva. Lembre-se: gentileza gera gentileza.


3- Conheça os profissionais que trabalham com você

 

Cada cabeça é um mundo. Cada pessoa tem uma personalidade, um estilo de vida, uma forma de pensar diferente. Cada um tem uma história, uma filosofia de vida. Conheça a pessoa que trabalha com você, os defeitos, as qualidades, os medos, anseios, os sonhos. É isso que faz uma equipe mais rica e mais unida. O que serve para um, pode não servir para o outro, então, nada de se prender ao senso comum. Conheça quem está do seu lado todos os dias. Seja próximo, companheiro, amigo. Demonstre empatia e assim, com certeza, saberá extrair o melhor de cada um.