12
maio

RH Estratégico é tema de palestra no Espaço Jacyra

“Recursos Humanos de forma estratégica, divertida e simples”, foi o tema da palestra que aconteceu nesta quinta-feira (11/05), no Espaço Jacyra. O evento em parceria com a Rise Desenvolvimento Humano, contou com a participação especial do diretor de RH da empresa Staples, Alexandre Fleury.

De forma descontraída e com um tom leve, Alexandre envolveu o público presente contando primeiro um pouco da sua trajetória na área, contextualizando a evolução do profissional de RH e trazendo exemplos práticos de como é possível se tornar um agente de transformação.

O mais importante de tudo é que esse profissional esteja totalmente alinhado com os valores da empresa. “Você não pode falar uma coisa e praticar outra. É fundamental que os valores pessoais coincidam com os valores da empresa. Isso é, se você não acredita naquilo que seu trabalho defende, você não vai conseguir aplicar ou repassar isso para ninguém”, explica.

Alexandre fez questão de defender em todo seu discurso o quanto é importante o profissional de RH entender os valores e propósitos da empresa onde trabalha. Segundo ele é fundamental se posicionar como um influenciador, trabalhando de forma ativa, dentro das estratégias da empresa.

Assim como em outras profissões, as pessoas vêm se moldando e se adaptando as formas de atuação nesse segmento. É necessário flexibilidade para conseguir se moldar ao novo e inovação para não repetir fórmulas mágicas. Claro que todos devem se basear em materiais teóricos, mas sem esquecer de trazer aquilo para a realidade da empresa em que se trabalha.

No final do bate-papo Alexandre fez questão de ressaltar o quanto é relevante que alguém de recurso humano seja referência. “Precisa entender e enxergar o trabalho de uma forma geral, respirando e acreditando nos valores da empresa”. Por fim, ele comenta que a palestra foi muito positiva por perceber que algumas pessoas estão dispostas a aplicar isso no seu dia a dia de trabalho. “Acho que realmente consegui contribuir e passar tudo que eu queria e o Espaço Jacyra me ajudou com a infraestrutura. Foram muito atenciosos em todos os detalhes”, estou saindo de lá satisfeito”, finaliza.