18
maio

Saiba como ser feliz no trabalho com 4 dicas práticas

O ambiente de trabalho é a nossa segunda casa. Precisa ser um local em que possamos nos sentir bem. Mesmo em rotinas e situações de pressão, nós precisamos encontrar algum tipo de apoio ou suporte. Seja compartilhando o problema com um colega, seja tendo um espaço de descontração, seja fazendo uma pausa para tomar um café, por exemplo.

Segundo a supervisora administrativa e profissional de recursos humanos, Gecilene de Souza é muito importante que as pessoas trabalhem com algo que gostem, tenham afinidade e se identifiquem. “Eu acredito que esse seja um dos elementos  mais motivadores. Se você trabalhar com algo que gosta, ter reconhecimento por isso, estar em uma empresa que os relacionamentos são saudáveis, a tendência em se sentir feliz é muito melhor”, explica.

Pensando em como é possível se manter contente no ambiente corporativo, separamos 4 pontos relevantes.

 

Trabalhe com aquilo que você gosta

O primeiro passo é gostar daquilo que você faz. Não importa se você faz contas, escreve matérias, atende pessoas ao telefone, realiza consultas, cozinha ou organiza eventos. O fato é ter prazer em realizar as suas atividades diárias. Ou seja, é preciso ter uma fonte de motivação e inspiração. Quando se faz algo que quer, o rendimento é muito melhor.

 

Trace objetivos e formas de alcançá-los


Onde você está? Onde quer chegar? O que precisa ser feito para conseguir isso? É necessário ter um objetivo, algo que se quer concretizar. Por isso mesmo, um profissional também precisa ter sua própria listinha de vontades. Seja ganhar uma bonificação financeira, ser promovido, organizar uma reunião, fazer uma palestra, etc. Não importa quais sejam os seus objetivos, o importante é que eles existam e que organize formas de chegar até eles.

Esteja bem com você mesmo

Salário altos, bons colegas de trabalhos, ambiente harmônico e satisfação com o que se faz. É possível se sentir triste ou desmotivado mesmo assim? Gecilene reforça que a motivação é algo intrínseco. “É algo que vem de dentro para fora, uma organização pode contribuir para que você seja feliz no trabalhos em vários fatores, mas se você estiver infeliz consigo mesmo, não vai conseguir entregar bons resultados no trabalho mesmo se fizer algo que goste”, comenta.

Relacionamento interpessoal é o grande segredo


Tem quem acredite que ninguém pode fazer nada sozinho e que somos muitos melhores quando trabalhamos em equipe. Aqui, no Espaço Jacyra, nós partilhamos muito desse mantra. Às vezes uma pessoa ganha muito bem, mas não tem relacionamentos saudáveis com os seus colegas. Isso costuma interferir diretamente no psicológico e emocional. Ou seja, o ideal é que as pessoas consigam construir boas relações, dialogar, interagir e trocar feedback´s. Com isso, provavelmente, teremos profissionais mais felizes e motivados.