22
set

Vai falar em público? 3 dicas para não passar vergonha

Seja um treinamento, palestra ou workshop, se expressar bem em eventos corporativos é fundamental. Algumas pessoas têm mais facilidade, outras, são mais introvertidas. De qualquer forma, algumas dicas podem ser úteis para qualquer tipo de pessoa. Confira 3 formas para falar bem em público.

Conheça com quem você vai falar

Cada pessoa tem um jeito de falar, pensar, agir. Conhecer o público que se vai conversar faz toda diferença no momento de estabelecer uma comunicação. Informações como faixa etária e nível intelectual são muito importantes e podem ser  levados em consideração na hora de montar o conteúdo da apresentação.

 

Aposte em naturalidade. Seja você mesmo

Ser original e demonstrar espontaneidade é uma boa forma de agradar o público. As pessoas gostam de se identificar com o palestrante. Então, não precisa ser parecido com um “robô” ou “ parecer perfeitinho”. Pode errar, esquecer alguma coisa, dar risada, demonstrar um pouco da sua personalidade. Quanto mais natural você parecer, mais interesse vai conseguir atrair. Respeite o seu estilo, seja sincero com você mesmo e tenha domínio do que vai falar. Assim, com certeza, passará credibilidade.

A memória é traiçoeira. Cuidado!

 

Esse papo de decorar o conteúdo não costuma ser uma estratégia eficiente. Você precisa, necessariamente, conhecer com profundidade. Sem contar o fato da memória ser traiçoeira, ou seja,  ela pode deixar você na mão a qualquer momento. Também se deve tomar cuidado com o improviso. Pode parecer que não se conhece o tema e está tentando contornar em cima da hora. É sempre válido fazer um roteiro e reforçar as principais mensagens que deseja passar. Lembre-se: decorar não, conhecer o conteúdo sim.


O espaço Jacyra Sanches atende qualquer tipo de evento corporativo, como treinamentos, em um ambiente surpreendente. E disponibiliza todo o suporte necessário, com infraestrutura completa, salas amplas com diversas possibilidades de montagens, atendimento de qualidade e gastronomia própria. Entre em contato: http://espacojacyra.com.br/contato/