12
abr

3 dicas de como otimizar as finanças de sua empresa

Todo empresário sabe o quanto é importante um bom gerenciamento financeiro de sua empresa, uma vez que afeta diretamente os resultados e como esta se desenvolve no mercado. Além disso, uma das maiores vantagens de manter uma boa organização das finanças é poder acompanhar o desenvolvimento e saúde de seu negócio, possibilitando melhor controle sobre seus rumos no mercado.

Por conta disso, o Espaço Eventos Jacyra Sanches listou algumas dicas para você, empreendedor, gerenciar melhor as finanças de seu negócio:

1. Saiba separar finanças pessoais

Um erro comum, especialmente para donos de pequenos negócios, é a mistura de finanças: pessoais e profissionais. Isto faz com que os valores se confundam e possam dar margem para erros e crises. Tenha sempre em mente que a prioridade é que o caixa de sua empresa pague todas as despesas desta, e não as suas.

2. Planeje, planeje e planeje!

Antes de tomar qualquer ação que influencie os rumos financeiros de sua empresa, por menores que sejam, busque um planejamento mais completo e abrangente possível. Não exite em planejar até mais de uma vez. Observe por todos os ângulos, avalie todas as possibilidades e liste os resultados esperados. Além disso, todos os números são importantes, tome nota de todos!

3. Saiba diferenciar custos de despesas

Saber diferenciar custos de despesas permite ao empresário identificar possíveis gastos excedentes e, se for o caso, cortá-los para maximizar os lucros. Custos estão ligados a tudo aquilo que é necessário e primordial para a execução ou elaboração de seus produtos ou serviços. Já despesas são os gastos não relacionados com as atividades principais da empresa, caracterizando-se como excedentes. São exemplos de despesas em uma empresa: viagens, festas, gastos muito grandes com futilidades, por exemplo.