Dentre todos os processos desafiadores e estressantes de organizar um evento, o de conseguir patrocínio está entre os mais importantes e difíceis. Para que um evento seja melhor realizado, tenha mais visibilidade, credibilidade e acesso a recursos que demandam um valor alto do orçamento, o patrocínio se torna essencial. Mas como abordar patrocinadores? Como entrar em contato com empresas que tenham a ver com o evento e ao mesmo tempo se interessem em fazer parte?

Confira a seguir 3 dicas para conseguir patrocínio para o seu evento:

1 - Opte por empresas compatíveis com o evento

A coerência na hora da escolha de um patrocínio é essencial. Em um encontro de veganos, não faria o menor sentido se o patrocinador fosse conhecido por ter produtos de origem animal. Logo, buscar por empresas que atuam na mesma linha do evento realizado, em todos os âmbitos, é essencial para não causar conflitos futuros, com o patrocinador e os participantes do evento. Com ideais compatíveis, é muito mais fácil de se fechar um patrocínio e tanto o patrocinador quanto a empresa tendem a obter benefícios mútuos da parceria.  Portanto, é de extrema importância investigar a fundo as empresas que estão no foco do seu futuro patrocínio. Liste as que mais se identificam com seu público-alvo e só depois deste processo importante, parta para a abordagem iniciando a proposta de patrocínio.

2 - Venda o evento da melhor maneira possível

O processo de se conseguir um patrocínio para um evento pode ser igualado a um processo natural de venda. Nesta hipótese, o evento é o produto e o patrocinador o consumidor. Logo, o produto deve ser apresentado da maneira mais atrativa possível, levantando a curiosidade e a vontade do consumidor em ter este produto. Um consumidor só compra aquilo que acha que precisa.  O patrocinador tem que pensar que precisa fazer parte do evento. Portanto, é preciso apresentar a proposta do evento da maneira mais atrativa possível, enumerando os diferenciais do evento e as similaridades com o ramo do patrocinador em questão. Com o intuito de estabelecer um contato bem sucedido com o patrocinador é ideal o planejamento de uma comunicação personalizada para cada empresa. Elabore apresentações detalhadas, pesquise muito sobre a empresa focada e venda o evento como uma oportunidade perfeita para a marca compor o grupo de apoiadores. Por último, o patrocinador precisa ter clareza sobre as vantagens que ele obterá caso decida investir em seu evento. Então, a definição de contrapartidas contratuais deve existir.  Enumere as razões pelas quais seu evento deve obter certo patrocínio e detalhe possíveis retornos palpáveis que o patrocinador vai obter. Assim como visibilidade, fechamento de novos negócios, divulgação, entre outros tantos benefícios.

3- Procure os tomadores de decisão

Não perca tempo esperando respostas de e-mails ou retornos de ligações.  Para conseguir um resultado rápido e eficiente, tratar diretamente com os tomadores de decisão da empresa é o melhor caminho. Muitas vezes, entrar em contato com quem realmente pode resolver a aprovação do patrocínio é difícil. Ainda mais se a empresa for grande e existirem diversos setores para intermediar o contato com os eles. Então, como conseguir falar com quem realmente pode resolver a situação? Usar o networking nesta hora é muito inteligente. Procure alguém que possa intermediar um encontro, ou uma conversa com o responsável pelo patrocínio. Contudo, um método também eficaz é o de buscar o perfil do profissional responsável no Linkedin. Dessa forma, você terá um espaço privado para conversar sobre o evento, aumentando assim as chances de conseguir o patrocínio.

Bônus - Seja honesto

O início de uma relação profissional é a etapa mais importante e a honestidade é uma virtude que não pode nunca ser deixada de lado. Sempre, desde o primeiro contato com o patrocinador, seja claro e muito honesto sobre todas as possibilidades que ambos alcançarão com a parceria. Nunca distorça informações, minta sobre dados ou qualquer coisa para impressionar o cliente. Além disso, a falta de honestidade pode acarretar na má reputação da empresa, dificultando os futuros processos de patrocínio.

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