As palestras e os workshops são atividades úteis e funcionais que tem o seu espaço garantido no mundo corporativo. Funcionários de uma empresa que participam destas atividades tendem a ampliar a visão profissional, além de buscar aprendizado e solucionar problemas que necessitam de um olhar externo, no caso, o conhecimento transmitido pelos palestrantes e expositores que podem fazer o funcionário encarar os problemas de diferentes ângulos.

Os workshops e palestras criam um espaço propício para estimular a criatividade, fomentam a reflexão e a busca de objetivos específicos. Mas, quais são as principais características que definem uma palestra e um workshop?

Palestra

São apresentações orais de curta duração que visam explanar de maneira objetiva conteúdos importantes que giram em torno de um tema principal previamente escolhido.  As palestras podem se apresentar em diferentes formatos: podem ser abertas ao público, ou restritas a um número de participantes; um case de sucesso; vivência pessoal; vivência profissional; explanação de uma trajetória, etc.

O objetivo geral da palestra é o de atender ao desejo do público de sair de lá com mais bagagem relacionada ao tema escolhido, por isso espera-se sempre que o palestrante tenha total domínio da área que está discursando sobre e estimule os participantes a refletirem e questionarem possíveis dúvidas que surjam durante o processo.

Workshop

O nome workshop vem do inglês e significa oficina, então, ao contrário da palestra, é esperado que as atividades desenvolvidas durante um workshop estimulem os participantes a colocar a “mão na massa”. É uma prática geralmente mais extensa do que as palestras. Existem workshops de algumas horas, mas também existem os que duram todo um final de semana.

Tanto na palestra quanto no workshop, o facilitador deve ser referência no assunto, porém, o workshop tende a estimular mais o desenvolvimento das habilidades do público sobre determinado assunto, uma vez que o workshop tem mais prática envolvida. Promove discussões reais de projetos e ideias entre as equipes para chegarem a alguma solução no final.

Os workshops podem ser considerados um tipo de treinamento que optam por abordar um tema de maneira mais interativa, prática e objetiva, necessitando da participação ativa do público para alcançar seus objetivos.

Existem inúmeras diferenças entre uma palestra e um workshop. Confira a seguir as três principais:

Duração

As palestras tendem a serem mais curtas, podendo durar minutos ou horas. Já os workshops são mais longos. Podem durar horas ou até mesmo todo um fim de semana. Esta diferença de tempo de duração das duas modalidades acontece principalmente pela diferença do método de aplicação de cada uma, que será melhor desenvolvido no tópico a seguir.

Método de aplicação

Enquanto em uma palestra, o conteúdo é apresentado aos participantes focando na parte teórica e reflexiva, uma vez que ao se deparar com situações apresentadas pelo palestrante o público tende a refletir e levar pra casa questionamentos que podem agregar na resolução de problemas futuros, no workshop a plateia precisa apresentar algo mais concreto durante o evento. Uma solução para um problema, entregar uma atividade proposta, ou desenvolver uma ideia desde o início até um estágio avançado.

Público ouvinte x público ativo

As palestras são compostas de um público ouvinte, que apesar de ser encorajado pelo palestrante a participar, mesmo que minimamente, dar opiniões e questionar, as pessoas ali presentes estão ouvindo o que o palestrante está a dizer e a partir das informações que ele passa, vão tirar conclusões individuais. A estrela da palestra é o palestrante.

Já no workshop, o papel do expositor é o de estimular os participantes a agirem ativamente durante a exposição de assuntos, engajando o público a realizar determinadas atividades e a chegar a determinadas conclusões. A colaboração e a troca entre participantes e expositor é muito maior, tornando os participantes um público ativo.

Últimas Postagens

3 aspectos essenciais da liderança 

29/10/2020 Ler mais

Empatia: 5 dicas para melhorar a comunicação com a sua equipe 

23/10/2020 Ler mais

Como eventos contribuem para o marketing da sua empresa?

15/10/2020 Ler mais

3 dicas para conseguir patrocínio para o seu evento

01/10/2020 Ler mais

3 dicas para reduzir o estresse pré-evento

25/09/2020 Ler mais

Insira seu melhor e-mail

Tags

Veja todos
Dicas
29/10/2020

3 aspectos essenciais da liderança 

Segundo o dicionário, um líder é um “chefe, guia, tipo representativo de um grupo.” As pessoa leia em 4 min
Dicas
23/10/2020

Empatia: 5 dicas para melhorar a comunicação com a sua equipe 

A comunicação entre os seres humanos nasceu através da necessidade de passar informação uns ao leia em 5 min
Sem categoria
15/10/2020

Como eventos contribuem para o marketing da sua empresa?

Os eventos corporativos são geralmente associados ao anúncio de novidades, comemorações de datas leia em 4 min
WhatsApp chat