Jogos corporativos são uma maneira de motivar os seus colaboradores, mas mais do que isso: integrar a sua equipe, inspirar liderança e incentivar o trabalho em equipe. Como não são relacionados ao dia-a-dia, os jogos são o ambiente perfeito para trabalhar as relações de trabalho sem falar diretamente sobre o trabalho. E, assim como os eventos corporativos, essas atividades podem beneficiar – e muito – a sua empresa. Existe a necessidade de inspirar o sentimento de ser líder, de mudar a percepção de integrar uma equipe e incentivar o alinhamento feito pela própria equipe? Então jogos corporativos podem ser uma das melhores maneiras de fazer isso.

O que envolve um jogo corporativo?

Basicamente, um jogo corporativo é uma atividade ou dinâmica em grupo que faz com que os colaboradores participem de uma brincadeira que vai trabalhar sua integração ao mesmo tempo que eles se divertem. Mas não é só isso: jogos corporativos envolvem, além do trabalho em equipe, planejamento, liderança, relacionamento, comunicação e solução de problemas visando um objetivo comum. No entanto, a atividade depende do objetivo final que você quer instigar na sua equipe. Para isso, existem diversos tipos de jogos corporativos, os quais podem trabalhar a integração e desenvolvimento do time, trabalhando no aprimoramento pessoal e profissional. Se você quer incentivar os seus colaboradores a desenvolverem habilidades técnicas e de gerência para que tomem decisões em diferentes cenários, você deve procurar por um jogo corporativo que inspire liderança. 

Os tipos de atividades que incentivam a liderança

Funcionais

O nome é autoexplicativo: os jogos funcionais trabalham exatamente as funções focadas nas áreas. Ao propor uma atividade dentro de uma área que o seu colaborador não pertence, ela ou ele deverá desenvolver um olhar objetivo para que queira atingir o melhor para essa área. Com isso, é possível desenvolver habilidades de gestão que se enquadrem em qualquer uma dessas áreas.

Simuladores de gestão

Assim como os funcionais, os simuladores de gestão colocam o colaborador na posição de ter que exercitar atividades como gestor para o bem-comum da empresa. Mas esse tem um importante diferencial: essa atividade abrange a empresa como um todo. Ou seja, em vez de olhar para apenas uma área, você deverá olhar para todas e como elas funcionam em um sistema organizacional para solucionar um problema. Essas simulações são mais desafiadoras pois elas incluem tomadas de decisão que afetam muitas pessoas ao mesmo tempo, mas isso ajuda a desenvolver habilidades de gestão que são necessárias para liderar uma equipe grande ou até mesmo a empresa toda.

Estratégicos

Os dois outros tipos de jogos corporativos são estratégicos, é verdade, mas este possui um fator determinante que faz o uso da estratégia ser ainda mais necessário: nessa atividade, o colaborador se imagina já como gestor e precisa resolver um problema específico para o futuro da empresa. Dessa forma, é necessário que o colaborador pense, compare, analise e desenvolva diversos caminhos que a organização deveria tomar na situação. Após apresentar todos esses caminhos, é necessário escolher um e justificar essa escolha. Dessa forma, é possível observar as habilidades de gestão e de sentimento de líder do colaborador que, com sentimento de liderança, pensa no que é melhor para os colaboradores e para a empresa.

Últimas Postagens

Novo normal: expectativas de comportamento em eventos presenciais pós isolamento social

09/07/2020 Ler mais

Líderes que desafiaram a pandemia com inovação e criatividade!

26/06/2020 Ler mais

3 formatos presenciais criativos que migraram para o digital para fazer seu evento

18/06/2020 Ler mais

5 dicas para motivar sua equipe com endomarketing durante isolamento social

10/06/2020 Ler mais

Como motivar a criatividade da equipe no trabalho Home Office

04/06/2020 Ler mais

Insira seu melhor e-mail

Tags

Veja todos
Curiosidades
09/07/2020

Novo normal: expectativas de comportamento em eventos presenciais pós isolamento social

Novo normal: expectativas de comportamento em eventos presenciais pós isolamento social A pandemia leia em 5 min
Curiosidades
26/06/2020

Líderes que desafiaram a pandemia com inovação e criatividade!

Líderes que desafiaram a pandemia com inovação e criatividade! Com a pandemia causada pelo corona leia em 4 min
Curiosidades
18/06/2020

3 formatos presenciais criativos que migraram para o digital para fazer seu evento

3 formatos presenciais criativos que migraram para o digital para fazer seu evento O coronavírus co Leia mais
WhatsApp chat