4 dicas para manter o networking ativo em períodos de distanciamento

Networking, (“net”, do inglês, rede e “work”, trabalho) é a rede de relacionamentos que as pessoas constroem com profissionais do mercado de trabalho com o intuito de trocar informações e indicações que beneficiem e potencializem o crescimento profissional de ambos os lados. Os indivíduos presentes nessas listas podem ser tanto pessoas que tiveram contato profissional prévio, quanto indicações de amigos, colegas que se conheceram em algum evento, palestra, etc. Quanto mais abrangente for o networking, melhor, uma vez que é sempre mais fácil achar um profissional específico para nos ajudar a resolver problemas quando temos contato com várias opções de diferentes aptidões e possibilidades. O grande objetivo de manter esta rede de contatos sempre ativa e atualizada é para que os profissionais que estão nela possam encontrar alguma maneira de se ajudar mutuamente com qualquer necessidade que possa surgir no mundo profissional. Uma das atividades mais comuns quando nos referimos ao networking é a indicação para ofertas de emprego. A maneira das pessoas manterem seu networking ativo, comunicando-se umas com as outras mudou conforme os avanços da tecnologia. As conversas que antigamente dependiam de agendas com endereços e números de telefone, hoje podem ser mantidas de forma bem mais rápida e regular, por e-mails, redes sociais, mensagens de texto pelo celular e claro, vídeo conferências. Em períodos de distanciamento social, devido à pandemia no novo coronavírus, a utilização destes meios de comunicação se tornou mais do que essencial para manter a contínua troca de informações entre as pessoas. O distanciamento social não permite com que os contatos de um networking se encontrem pessoalmente, então, confira a seguir 4 dicas para manter o networking ativo em períodos de distanciamento:

1 – Respeite rotinas diferentes

Todos estão em casa, porém isso não é sinônimo de disponibilidade em tempo integral, muito pelo contrário. Muitas pessoas estão encarando, neste período de distanciamento social, uma jornada de trabalho mais intensa e estressante ao dividir a vida pessoal e a profissional no mesmo ambiente. É muito importante não extrapolar o limite da comodidade e entender que cada pessoa tem uma rotina diferente. Questionar sobre as melhores maneiras e horários para entrar em contato é uma preciosa dica para manter o networking ativo e saudável.

2 – Encontros online para relaxar

Happy hour virtual? Sim! Diversos aplicativos permitem a realização de chamadas de vídeo em grupos pequenos e grandes. Toda a descontração e relaxamento obtidas nos encontros em bares pós expediente, podem migrar para a plataforma online. Defina a sua estratégia, escolha uma atividade de descontração, organize com antecedência e continue colhendo os frutos que um bom networking pode oferecer de um simples encontro informal, independente de como ele é realizado. 

3 – Auxílio mútuo

Demonstrar interesse no bem estar das pessoas mais importantes da sua rede de contatos é uma boa maneira para estreitar laços e tornar-se disponível. Perguntar como cada um está se adaptando à nova rotina, oferecer auxílio caso necessário, são passos que aproximam ainda mais as pessoas, reiterando o objetivo principal do de um bom networking: realizar ações de maneira mútua.

4 – Frequência

Muitos contatos do networking se encontram casualmente no ambiente profissional, porém, devido ao distanciamento social, estes encontros não estão mais acontecendo, logo, lembrar-se de manter um contato frequente com as pessoas mesmo sem vê-las pessoalmente é essencial para manter um bom networking. A organização é imprescindível. Anote em agendas, coloque alarmes no celular, mas não esqueça de contatar sua rede de relacionamentos pelo menos uma vez por semana. 

Últimas Postagens

4 dicas para manter o networking ativo em períodos de distanciamento

10/09/2020 Ler mais

3 diferenças entre uma palestra e um workshop

03/09/2020 Ler mais

3 Jogos Corporativos para inspirar a sua equipe

28/08/2020 Ler mais

Accountability: o que é e por que importa?

17/08/2020 Ler mais

Como definir um cronograma de tarefas para trabalho e vida pessoal não se complicarem 

05/08/2020 Ler mais

Insira seu melhor e-mail

Tags

Veja todos
Curiosidades
03/09/2020

3 diferenças entre uma palestra e um workshop

3 diferenças entre uma palestra e um workshop As palestras e os workshops são atividades úteis e leia em 4 min
Curiosidades
28/08/2020

3 Jogos Corporativos para inspirar a sua equipe

3 Jogos Corporativos para inspirar a sua equipe Amanda Souza Jogos corporativos são atividades lúd leia em 5 min
Dicas
17/08/2020

Accountability: o que é e por que importa?

Accountability: o que é e por que importa? Você sabe o que é accountability? Provavelmente já ou leia em 4 min
WhatsApp chat