Um dos maiores desafios que os líderes de empresas enfrentam é descobrir como motivar funcionários. É comum pensar que um bom salário é suficiente para deixar a equipe satisfeita. Porém, diante de jornadas de trabalho cada vez mais estressantes e competitivas, os empregadores precisam estar sempre em busca de novas maneiras de manter o ânimo de seus colaboradores. Para além dos fatores financeiros, renovar a motivação dos funcionários envolve pensar tanto em fatores concretos - como o ambiente corporativo e as metas de trabalho - quanto em aspectos subjetivos, tais quais as expectativas da equipe e o clima organizacional. Separamos algumas dicas para que você consiga motivar sua equipe, confira abaixo:  

Entenda o perfil dos seus funcionários

O primeiro passo é compreender que uma mudança pode funcionar para alguns funcionários, mas para outros não. Isso porque cada pessoa tem necessidades e expectativas específicas, de acordo com o psicólogo David McClelland, criador da Teoria das Necessidades Adquiridas. Segundo o pesquisador americano, as pessoas têm três tipos de necessidade. A primeira delas é a necessidade de realização, presente em funcionários que preferem trabalhar sozinhos e atingir objetivos e metas concretos. Já a segunda, necessidade de afiliação, caracteriza aqueles que precisam se sentir aceitos pela equipe e gostam de atuar em grupo. O terceiro perfil, que tem necessidade de poder, prezam por assumir riscos, impressionar outras pessoas e exercer influência. Há maneiras de identificar cada um destes perfis e encontrar caminhos mais específicos de motivação.  

Invista em treinamento e capacitação

Sentir que a empresa se dedica a capacitar os colaboradores e a fornecer as melhores condições para que eles executem suas funções é um fator de grande peso para manter os funcionários motivados. Além de ser fundamental treinar corretamente cada membro da equipe e deixá-los à vontade para tirar dúvidas, é interessante investir em formações externas, como cursos de idioma ou pós-graduação.  

 Garanta um clima organizacional positivo

Um dos maiores fatores de desgaste e desmotivação é trabalhar em um ambiente conflituoso, por isso é essencial assegurar que as dificuldades de relacionamento sejam resolvidas. Uma boa técnica de resolução de conflitos é a Comunicação Não-Violenta (CNV), que, quando aplicada no ambiente corporativo, facilita o diálogo entre os funcionários e equipes de uma empresa, proporcionando um espaço amigável para que cada colaborador expresse seus incômodos e expectativas. Leia mais sobre a CNV aqui.   

Mantenha os funcionários engajados

Outra forma de criar um clima organizacional positivo e motivador é permitir que os colaboradores participem das decisões corporativas. Peça opiniões, incentive debates e aceite sugestões. Dessa forma, a empresa estará mostrando que confia na equipe e estimulando a criatividade e engajamento dos funcionários. Já ouviu falar em sociocracia? Este modelo de gestão pode ser o caminho para a motivação que sua empresa está procurando!  

Não se esqueça de dar feedbacks

É comum ver líderes corrigindo o trabalho dos funcionários ou negando sugestões das equipes sem explicar o que poderia ser melhorado. Essa falta de feedback passa uma imagem de desleixo e autoritarismo, o que pode acabar desmotivando os colaboradores. Premiar boas iniciativas e esclarecer porquê uma ideia não poderia ser aplicada são maneiras de garantir que os funcionários se sintam parte da empresa.  

Seja um exemplo

Uma das maiores frustrações dos funcionários é não poder recorrer a seu superior. Para além de dar ordens, o papel do líder de uma empresa é inspirar a equipe, mantendo o diálogo aberto com cada membro e demonstrando que todos caminham lado a lado.   Caso você queira entender um pouco mais sobre como abrir espaço para a comunicação em uma empresa, leia aqui nosso post sobre Gestão Caórdica.  

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