27
maio

5 dicas para ser mais criativo no ambiente de trabalho

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, os profissionais precisam buscar maneiras de se destacar e fugir da obviedade que a rotina acaba impondo em nosso modo de agir. Usar a criatividade é um caminho para lidar com situações inesperadas e criar novas oportunidades, nos permitindo enxergar saídas onde parece não haver nenhuma.

Se você não se considera uma pessoa criativa, pode ficar tranquilo. Pesquisas afirmam que nascemos com grande potencial criativo, mas isso vai se perdendo com a falta de estímulo. No entanto, com treinamento e dedicação, dá para recuperar nosso lado imaginativo . Por isso, trazemos cinco dicas para ser quantitativo no ambiente de trabalho. Esperamos que você consiga expandir a inventividade que está adormecida aí dentro.

 

Tenha curiosidade

Você já percebeu que bebês e crianças olham para o mundo com encantamento? É possível ter esse olhar encantado na vida adulta também!

Não tenha medo de ser curioso e nunca deixe de fazer perguntas, ter interesse por assuntos diferentes e conhecer lugares e coisas que não são parte da sua rotina. Sair da zona de conforto é sempre uma garantia de novos aprendizados.

 

Evite o piloto automático

Por mais confortável que seja fazer tudo sempre da mesma forma, busque alterar pequenas coisas em seus hábitos: faça um caminho diferente na volta do trabalho, mude os móveis de lugar e inverta a ordem de alguma atividade cotidiana, como sua rotina pela manhã.

Dessa forma, você estará colocando seu cérebro para trabalhar e deixando-o mais preparado para descobrir soluções inovadoras sempre que estiver em uma situação inusitada.

 

Leia mais

Por não ter imagens e sons, os textos nos incentivam a exercitar a imaginação. Dar cara às personagens, criar cenários e pensar em desfechos alternativos para uma história é uma maneira de desenvolver a criatividade e um exercício divertido para evitar que a mente fique preguiçosa. Pegue um bom livro e solte a imaginação!

Explore todas as possibilidades

Aprender a ver as situações a partir de diferentes ângulos nos permite buscar mais de uma solução para o mesmo problema. Pare para refletir sobre uma questão, deixe suas ideias correrem soltas e anote em um papel qualquer solução que vier à mente, por mais impraticável que ela pareça. Depois é só analisar qual das opções é mais viável e começar a executá-la.

Busque autoconhecimento e autoconfiança

Olhar para si mesmo às vezes pode ser difícil, mas é importante não ter medo de se conhecer. Descobrir nossas próprias qualidades e habilidades , bem como identificar dificuldades e vícios, é um passo importante para conseguir potencializar nossa maneira de agir diante de situações que exigem criatividade. Quanto mais reconhecemos nossas limitações e virtudes, mais autoconfiança temos para arriscar novos caminhos sem deixar que o medo de falhar nos paralise.

 

 

Se quiser saber mais, SOLICITE O CONTATO do nosso time e veja como podemos ajudá-lo com seu evento corporativo!