02
ago

5 passos para fazer uma gestão de tempo eficiente e aumentar sua produtividade no trabalho

Fazer gestão de tempo no dia de trabalho é a melhor solução para quem não quer se afogar em e-mails, milhares de post-its com afazeres e em tarefas que parecem não acabar nunca.
Ao fazer um preparo para o seu dia de trabalho, você para de procrastinar e ainda consegue fazer um serviço melhor em menos tempo.

Para o gestor, isso ajuda a organizar melhor a sua equipe e garantir que todos consigam fazer mais do que eu esperado dentro do prazo.

Existem vários hábitos que ajudam a melhorar a gestão de tempo e, por isso, este post contém cinco dicas valiosas para aprender a administrar seu tempo de trabalho de forma mais eficiente e a ser mais produtivo:

 

Faça um planejamento

É impossível fazer uma gestão de tempo eficiente sem se planejar.  Se seu dia de trabalho consiste em responder os e-mails dos gestores e realizar uma tarefa logo quando você chega pela manhã, reserve a sua manhã para isso. Acha que vai terminar mais cedo? Então tente reservar um pouco da sua manhã antes o almoço para esse serviço.

Lembre também de organizar por ordem de prioridade, contando os prazos em que as tarefas precisam ser entregues.

 

Use um organizador de tarefas

Muitas equipes gostam de utilizar uma plataforma que lhes permite organizar e designar os serviços do dia a dia. Trello, Task Meister e Rurun.it são exemplos que de sites em que é possível criar tarefas tagueando o responsável por ela.

Algumas dessas plataformas também registram o tempo em que a tarefa é realizada até o momento da entrega, o que ajuda na hora de se planejar pois dá a dimensão do quanto tempo o colaborador precisa para realizar um serviço daquele tipo.

 

Se atente aos prazos definidos, mas não se prenda a eles

É importante colocar várias tarefas para serem concluídas durante o dia em seu planejamento pois, assim, você produz muito mais do que se estivesse sem a dimensão do quanto você precisa entregar diariamente.

No entanto, vamos ser realistas: às vezes não dá. Em algumas ocasiões, você depende da realização da tarefa de outra pessoa. Mas nada de ficar parado enquanto espera: como você já se organizou e sabe o que fazer durante o dia, passe para a próxima tarefa.

 

Pare parar respirar toda vez que entregar uma tarefa

Mesmo que seu dia seja construído com várias tarefas, nunca deixe de se parabenizar quando termina uma delas. É saudável levantar, dar uma voltinha ou tomar um café com os colegas antes de começar outra tarefa. Isso garante que você tenha suas energias renovadas e possa usar toda a sua criatividade para os seus próximos afazeres.

 

Deu certo?

Você se planejou, organizou seus afazeres por ordem de prioridade, conseguiu entregar muito mais dentro do prazo com tempo para respirar durante o dia e já limpou sua lista de afazeres da plataforma utilizada pela equipe. E agora? Repita amanhã. A semana vai passar mais rápido e, quando chegar a sexta-feira, você vai se surpreender com o quanto você realizou em tão pouco.