23
jul

5 vantagens de uma comunicação interna eficiente

Comunicação interna é tão importante quanto ter uma boa comunicação externa – senão até mais. Toda empresa quer sair nas manchetes mais importantes dos jornais de maneira positiva, celebrando suas vitórias e sua visão de mundo, certo? Mas é bom lembrar que sua visão e diferencial também precisam ser exercitados dentro da companhia.

Valores, missão e visão precisam ser reforçados nas atitudes da empresa, principalmente na relação com os seus funcionários. Afinal, os valores precisam ser trabalhados de dentro pra fora, mostrando seu comprometimento em relação a sua visão em toda sua maneira de se comunicar.

Os benefícios de uma comunicação interna são muitos. Confira algumas vantagens de possuir esse tipo de relação eficiente com os seus funcionários:

Alinhamento com a equipe

Na comunicação interna, seja por comunicados, newsletters ou e-mails gerais, é necessário reforçar a visão e os valores da empresa. Seja com o linguajar, na divulgação de eventos, nas notícias sobre a companhia que são compartilhadas – tudo isso representa uma linha de pensamento criada como parte da identidade organizacional da empresa para definir seu direcionamento.

Com isso, fica estabelecido o alinhamento que deve ser seguido pela empresa e pelos seus funcionários, seja em adotar medidas sustentáveis para salvar o meio-ambiente (não utilizar copos plásticos no trabalho, por exemplo) ou até a maneira de abordar determinados assuntos nas redes sociais.

Incentiva o engajamento

A comunicação interna nada mais é do que a interação da empresa com os funcionários. É possível fazer, por exemplo, uma corrente de e-mails apresentando os novos integrantes da equipe ou promovendo a integração entre eles.

Dessa forma, cria-se um engajamento entre os funcionários, além de manter uma relação mais próxima deles com a empresa.

Mostra reconhecimento

Com a comunicação interna, é possível celebrar as conquistas dos funcionários – fazendo com que eles saibam que suas vitórias estão sendo reconhecidas. Dessa forma, os colaboradores conseguem visualizar como seus esforços estão contribuindo para o bom funcionamento da empresa.

Mostrar o reconhecimento através da comunicação interna faz com que os funcionários se sintam parte da organização e como parte fundamental da força que fará com que a organização atinja seus objetivos.

Essa também é uma das melhores maneiras de incentivar seus funcionários , valorizando o bom trabalho e fazendo

Transparência

Uma das maiores vantagens de ter uma comunicação interna eficiente é que você consegue, assim, possuir uma linha de comunicação direta com os funcionários. Não tem disse-me-disse: a empresa se comunica diretamente com o trabalhador.

Novos planos de ação, a maneira como a empresa e os funcionários devem se portar, os acontecimentos e eventos importantes, aniversários: tudo está sendo comunicado diretamente aos colaboradores pela empresa.

Além disso manter um relacionamento, cria uma relação de transparência em um canal de comunicação que pode ser utilizado tanto pela empresa quanto pelos funcionários. Com esse canal aberto, os colaboradores também se sentem mais confortáveis para sugerir mudanças e fazer do espaço de trabalho melhor para todo mundo ali.

Mantém uma boa relação de trabalho

Uma comunicação interna, como dito acima, valoriza o trabalho dos colaboradores, cria uma linha de comunicação transparente e cria o engajamento entre os funcionários. Com esses fatores, é criada uma relação de trabalho saudável e respeitosa.

Colaboradores que se sentem valorizados e respeitados gostam mais das empresas em que trabalham. Eles vestem a camisa e se dedicam ao trabalho, mantendo uma boa relação com o negócio.