Accountability: o que é e por que importa? Você sabe o que é accountability? Provavelmente já ouviu essa palavra em sua empresa ou em algum evento corporativo.  Ter confiança na marca é uma das coisas mais importantes para sua empresa. Conquistar esse título é um marco para o seu negócio, mas, para isso, é necessário ter também accountability. É importante conhecer o conceito e tê-lo, tanto para o impacto positivo em seus colaboradores quanto no mercado. Além desses impactos positivos, accountability também ajuda no gerenciamento de crise e desenvolvimento da empresa. Mas vamos do começo: o que é accountability e por que importa?

O que é accountability?

O que é accountability? Segundo Vinícius de Carvalho Araújo, em publicação de 2002, “accountability é um conceito novo na terminologia ligada à reforma do Estado no Brasil”, mas é algo já difundido em outros países de língua inglesa.  “Não existe uma tradução literal para o português”, explica Araújo, “sendo a mais próxima ‘a capacidade de prestar contas’ ou ‘uma capacidade de se fazer transparente’.”  Ainda Araújo, o significado mais importante da palavra é outro, ligado a outro escritor: “Entretanto, aqui nos importa mais o significado que está ligado, segundo Frederich Mosher, à responsabilidade objetiva ou obrigação de responder por algo ou à transparência nas ações públicas.” Ou seja: ter accountability é ser transparente nas ações e manter esses dados a vista completa. É possível fazê-lo com um portal de transparência, canal de denúncia, sistema forte de compliance, etc. Assim, é possível manter uma relação limpa com os colaboradores e principalmente com o mercado, mostrando que a empresa é honesta e transparente com seus gastos, compras e contratações.

Por que uma empresa precisa de accountability?

Com accountability, além de ser uma empresa transparenta, há também pontos positivos no desenvolvimento de outros aspectos do seu negócio. Um deles, por exemplo, é o gerenciamento de crises. Ter um bom gerenciamento de crise muitas vezes é o salva-vidas de um negócio, certo? No entanto, com accountability, esse ponto é mais controlado. Ao ser transparente, é possível encontrar de forma imediata o motivo da crise e conseguir lidar com isso rápido. Além disso, tudo também é feito com confiança, clareza e de maneira mais fácil. Além da facilidade no gerenciamento de crise, ter accountability também é bom para imagem da sua empresa. Quando você coloca o seu negócio prestando contas e levando em conta a transparência, a confiança é maior. Assim, o público acredita na sua marca e se envolve no que você faz diariamente. Mostrando que segue as regras, que acredita nessa relação de confiança e que valoriza a transparência, a empresa evolui. Não apenas como negócio, mas também como na relação com o público e com os clientes. Além de tudo, accountability também trabalha a relação com os colaboradores dentro da empresa. Ao ser transparente, os seus colaboradores também valorizam o trabalho que estão fazendo pois sabem que, com honestidade, todos vão se beneficiar da iniciativa. Com um sistema de compliance eficiente, você também cria essa relação de confiança com os trabalhadores. Dessa forma, a empresa se desenvolve também de dentro para fora, prestando contas e sendo transparente.

Últimas Postagens

3 aspectos essenciais da liderança 

29/10/2020 Ler mais

Empatia: 5 dicas para melhorar a comunicação com a sua equipe 

23/10/2020 Ler mais

Como eventos contribuem para o marketing da sua empresa?

15/10/2020 Ler mais

3 dicas para conseguir patrocínio para o seu evento

01/10/2020 Ler mais

3 dicas para reduzir o estresse pré-evento

25/09/2020 Ler mais

Insira seu melhor e-mail

Tags

Veja todos
Dicas
29/10/2020

3 aspectos essenciais da liderança 

Segundo o dicionário, um líder é um “chefe, guia, tipo representativo de um grupo.” As pessoa leia em 4 min
Dicas
23/10/2020

Empatia: 5 dicas para melhorar a comunicação com a sua equipe 

A comunicação entre os seres humanos nasceu através da necessidade de passar informação uns ao leia em 5 min
Sem categoria
15/10/2020

Como eventos contribuem para o marketing da sua empresa?

Os eventos corporativos são geralmente associados ao anúncio de novidades, comemorações de datas leia em 4 min
WhatsApp chat