15
abr

Como a concorrência pode ser benéfica para seu negócio

Em plena era de ascensão dos processos de comunicação e conexão global, o mercado proporciona ao consumidor diversas opções de fornecedores de todo tipo de produto e serviço. O livre mercado fomenta a concorrência, e isto assusta e oprime muitos empresários e donos de pequenos, médios e até grandes negócios. Contudo, ao contrário do que se possa pensar, a existência de concorrentes pode ser muito positiva se pensada e encarada corretamente.

A obssessão em dar à sua empresa o título de “a melhor” cega muitos empresários, fazendo com que cometam inúmeros erros. A ideia, na verdade, é pensar na trajetória de sua empresa como uma parede a ser escalada, no sentido de que cada passo deva ser muito bem pensado e dado com firmeza, a fim de não fazer com que o progresso obtido não seja em vão em nenhum momento. Em outras palavras: a melhor maneira de progredir é não regredir. A dica é ir com calma, sem a ânsia desesperada de ser o melhor, mas com o desejo convicto de se desenvolver e progredir.

Além disso, um erro comum num mercado de grande concorrência é a tentativa de absorção da aparência e dos padrões de um concorrente que possua maior sucesso ou consolidação no mercado. Isso faz com que a empresa copiante perca a identidade e se torne, apenas, um mero genérico de um produto de maior qualidade. A ideia é se inspirar, para então, criar algo novo. É preciso dar sua cara e personalidade para o negócio, tornando-o algo único em meio à inúmeras cópias de modelos já instituídos.

Sobretudo, não se acanhe perante a seus concorrentes. Esteja atento a eles e os analise, contanto, não permita que o desanimem ou o tirem de sua meta principal. Use-os como alçada para seu próprio sucesso, mantendo sempre, acima de tudo, sua originalidade. Ouse, mas não se preocupe tanto em desafiar a concorrência. Desafie constantemente a si mesmo!