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Como aumentar o engajamento no treinamento corporativo

Os treinamentos corporativos são uma ótima ferramenta para o desenvolvimento, evolução e aprendizado dos colaboradores dentro uma empresa. Considerado um investimento cada vez mais necessário, os ganhos dos treinamentos inseridos no cotidiano das organizações são notáveis.

Já sabemos que colaboradores engajados é sinônimo de aumento de produtividade, e o treinamento é um dos caminhos para isso. Porém, o desafio é conseguir que, durante o treinamento, os colaboradores se engajem, prestem atenção, vejam que aquilo é importante. Infelizmente, alguns não conseguem, ou não querem, focar 100% no treinamento, e é aí que se cria um problema.

A empresa investe em uma coisa e quer um retorno, e isso quer dizer que todos os participantes possam usufruir de tudo que o treinamento ofereça. Como treiná-los de forma correta? Veja algumas dicas para aumentar o engajamento durante os treinamentos:

Conteúdo

Planejar o que será mostrado e abordado durante o treinamento é essencial. Forneça informações relevantes que realmente ajudem seu colaborador a evoluir, como técnicas e diferenciais para aplicar no mercado, no ramo em questão. Também é importante que o conteúdo seja colocado de uma forma leve, prática, direta, que cause interesse no aprendiz.

Visual

O modo como o treinamento é apresentado, visualmente falando, influencia na compreensão mais fácil dos colaboradores. Substituir os slides, ou mesclar, por vídeos e formas mais interativas, com personagens, que façam o entendimento ficar mais claro. Isso ajuda a atrair a atenção dos participantes, além de tornar a apresentação mais fluída.

Storytelling

Essa técnica, se assim podemos chamar, está se disseminando cada vez mais em treinamentos. O Storytelling é a ação de passar informações e conhecimento através do ato de contar histórias relevantes, que envolva as pessoas que estão escutando, fazer eles se inserirem na história e entender os personagens. Essa ferramenta pode ser muito efetiva.

Público

Tenha conhecimento do público-alvo que irá ao treinamento, fatores como idade, conexão com as tecnologias atuais, setores que trabalham, isso te ajuda a planejar e entender que caminhos tomar. Mostre a eles o porquê o treinamento é importante para eles e a empresa, para a carreira e o futuro profissional.

Gamification

Uma alternativa bastante usada hoje em dia nos treinamentos é o Gamefication, que é uma forma de usar jogos que envolvam um tipo de competição (saudável), criando uma colaboração entre os participantes, e que também seja divertido. O objetivo é incentivar e influenciar em tomadas de decisões práticas e lógicas, tornando atividades diárias mais atraentes.

Duração

Por mais que você tenha conteúdo bom e saiba que aquele treinamento vai ajudar muito a todos, tem que saber administrar o tempo. Se for muito longo, corre o risco de alguns se cansarem em certo momento, desviarem a atenção. Por isso, pausas para lanches são importantes, até para os colaboradores trocarem conhecimento e interagir.

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