Como definir um cronograma de tarefas para trabalho e vida pessoal não se complicarem Com o home office, você não precisa mais se deslocar até o trabalho. As horas que você passaria no trânsito ou no transporte público agora podem ser dedicadas ao trabalho, um hobby ou para a família. No entanto, como você passa o dia todo em casa, pode ser difícil administrar o tempo. Como conseguir não deixar o trabalho consumir o seu dia todo? Ou ficar procrastinando para fazer as tarefas domésticas?  Em média, 62% dos brasileiros sofrem com a falta de tempo, segundo a International Stress Management Association Brasil. Agora, com tanto tempo disponível, é preciso saber administrá-lo bem. Por isso, confira algumas dicas de como definir um cronograma de tarefas para trabalho e vida pessoal não se complicarem:  

Saiba quais são as atividades do dia

  Para fazer um cronograma de tarefas, você precisa, primeiro, saber quais são as suas atividades do dia. Anote todas para então saber como distribuir seu tempo. E separe em três blocos: antes do trabalho, trabalho e depois do trabalho. Dentro de cada um, você pode especificar as tarefas e atividades, junto com o tempo que você acha que vai dedicar para elas.  

Estabeleça suas prioridades 

  Agora que você escreveu suas atividades, é hora de estabelecer as prioridades dentro de cada um dos blocos. Se você precisa cozinhar para a sua família antes de começar o trabalho, coloque isso no topo. Ou se manter sua rotina de exercícios pela manhã do que a noite, anote isso também dentro do primeiro bloco. Agora, uma dica importante é também listar suas prioridades dentro das atividades do trabalho. Assim, você consegue fazer o mais importante e acompanhar seu desempenho diariamente.  

Conforme novas coisas foram surgindo, continue anotando-as

  Não pare de anotar! Precisa comprar comida para o cachorro? Anote. Não conseguiu fazer seu exercício pela manhã e quer fazer a noite? Anote também! E o mais importante: conseguiu anotar para passar um tempo diário com sua família? Manter as relações pessoais é tão importante – se não mais – do que se manter produtivo no trabalho durante esse período de pandemia. Por isso, junta-se com a família para ver um filme, ter um jantar especial, jogar um jogo ou fazer alguma atividade com todos juntos.   

Risque cada item que terminar

  Conforme for terminando os itens do seu cronograma, risque os itens. Dessa forma, você consegue visualizar o seu avanço diário, além de perceber o quanto você consegue aproveitar do dia.   

Se sobrar tempo, saiba como aproveitá-lo da melhor forma

  Agora que você já conseguiu montar seu cronograma e avançar nas suas tarefas diárias, você consegue ver quanto tempo sobrou. Mas o que fazer com esse tempo? Isso depende inteiramente de você. Prefere aumentar sua rotina de exercícios? Jogar um jogo de videogame? Seguir com um projeto próprio no trabalho? Ou tocar algum projeto pessoal seu? Talvez incluir mais uma atividade com a família? Com um cronograma diário, é possível planejar o seu dia, usar melhor seu tempo e ter uma vida balanceada. Assim, você consegue ser produtivo no trabalho e ter tempo para o que também é importante para você.   

Últimas Postagens

4 dicas para manter o networking ativo em períodos de distanciamento

10/09/2020 Ler mais

3 diferenças entre uma palestra e um workshop

03/09/2020 Ler mais

3 Jogos Corporativos para inspirar a sua equipe

28/08/2020 Ler mais

Accountability: o que é e por que importa?

17/08/2020 Ler mais

Como definir um cronograma de tarefas para trabalho e vida pessoal não se complicarem 

05/08/2020 Ler mais

Insira seu melhor e-mail

Tags

Veja todos
Curiosidades
10/09/2020

4 dicas para manter o networking ativo em períodos de distanciamento

4 dicas para manter o networking ativo em períodos de distanciamento Networking, (“net”, do ing leia em 5 min
Curiosidades
03/09/2020

3 diferenças entre uma palestra e um workshop

3 diferenças entre uma palestra e um workshop As palestras e os workshops são atividades úteis e leia em 4 min
Curiosidades
28/08/2020

3 Jogos Corporativos para inspirar a sua equipe

3 Jogos Corporativos para inspirar a sua equipe Amanda Souza Jogos corporativos são atividades lúd leia em 5 min
WhatsApp chat