16
abr

Como evitar a inadimplência de clientes

Qualquer empresa ou negócio que inicia suas atividades comerciais possui um claro e conciso objetivo: obter lucro. E isto advém da mais fundamental peça do jogo: o consumidor. Contudo, por vezes este torna-se responsável justamente pelo viés do objetivo inicial, o prejuízo, decido à inadimplência.

Mas como evitar e lidar com este problema que causa crises e abalos financeiros? O Espaço Eventos Jacyra Sanches separou para você algumas dicas. Confira:

Conheça seus clientes: saber com quem você negocia é de extrema e total importância. Solicite a apresentação física de documentos, comprovantes de endereço e de renda.

Analise o crédito: faça uma análise em entidades de proteção de crédito, como o Serasa e o SPC, e até mesmo na internet. Checar a situação financeira e situação legal são algumas das maneiras de obter garantias do histórico do consumidor;

Estabeleça limite para a primeira compra: conheça o comportamento de pagamento do cliente. Para isso, estipule um valor máximo para a primeira compra e, somente com o tempo, conforme o relacionamento comercial for consolidado, aumente-o;

Firme contratos: contratos legais são uma forma de obter segurança e garantia ao estabelecer ligações comerciais de grande porte.