26
abr

Da Antiguidade aos eventos com especialistas: saiba mais sobre os simpósios

Poucos eventos corporativos têm mais adeptos que os simpósios. Esses encontros reúnem especialistas em determinados assuntos para discutir um tema previamente debatido e que seja do conhecimento de todos, buscando a troca de informações. Nesse tipo de ocasião, os experts no assunto se reúnem e desenvolvem juntos teses acerca da questão.

Vale destacar o quanto o conceito de simpósio foi sendo alterado com o passar do tempo. A palavra ilustra muito bem isso: o termo vem do grego “symposion”, que significa “reunião para beber”. Na Antiguidade, esse evento era conhecido como uma espécie de encontro após jantares formais, bem mais despojados e nos quais os presentes tinham muito mais liberdade para fazer o que quisessem.

Hoje, especialistas em diversas áreas se reúnem em palestras nos quais todos estão com trajes finos e com muita seriedade em cada atitude, trazendo ideias, perspectivas e informações capazes de contribuir com o desenvolvimento da sociedade em algum aspecto.

Além de trazer perspectivas e ideias novas, o simpósio tem como objetivo chegar a uma conclusão sobre o tema abordado. Muitas vezes, existem dois ou mais convidados com opiniões diferentes sobre o assunto e também mediadores, que tornam o fluxo do evento muito mais organizado.

Por fim, valem informações mais técnicas sobre simpósios em geral: não são eventos que têm duração muito longa; respeitam as opiniões de todo e qualquer especialista envolvido e também ouvem as perguntas do público interessado no tema discutido.

Pronto para realizar um simpósio no espaço Jacyra Sanches e colaborar com o futuro profissional da sua empresa?