21
abr

Dicas para otimizar o home office

Cada vez mais  comum e popular no processo de contratação profissional, o trabalho em casa (home office) é uma eficiente alternativa para que empresas e funcionários mantenham seu vínculo, mesmo quando fatores como grande distância, falta de tempo ou lotação do espaço físico surgem como empecilhos para o trabalho presencial.

Além disso, o home office é atraente para muitos pela comodidade e flexibilidade proporcionadas. Poder gerir seus próprios horários, métodos e trabalhar com a roupa que bem entender são grandes atrativos. Contudo, o sistema traz inúmeros desafios. Dentre eles, a necessidade de disciplina e organização para que resultados positivos e satisfatórios apareçam. Manter o foco torna-se fundamental, eliminando possíveis distrações e, acima de tudo, a autocriticidade, uma vez que a ausência física da figura do “chefe” pode tornar o processo produtivo lento e “preguiçoso”.

Por conta disso, o Espaço Eventos Jacyra Santos separou para você algumas dicas de como não perder o foco trabalhando em casa. Confira:

Reserve um espaço para trabalhar: separar o seu espaço pessoal do profissional é de suma importância, para que as atividades das duas áreas não se misturem e influenciem uma à outra. Se possível, crie um tipo de escritório, com todos os materiais necessários para seu trabalho;

Crie uma rotina de horários: a flexibilidade de horários proporcionada pelo home office implica em maior liberdade, contudo, não significa desordem e aleatoriedade funcional. Para que o trabalho flua de maneira satisfatória, mantenha uma rotina de horário de trabalho, de acordo com suas demandas diárias;

Estabeleça metas diárias: assim como no trabalho presencial, um bom desenvolvimento produtivo em casa necessita de ordem e funcionalidade. Para isso, crie metas diárias de suas demandas, isso ajudará a evitar distrações;

Avise seus familiares: é muito importante que você deixe claro para quem vive com você os seus horários de trabalho. Você pode estar em casa, mas está trabalhando, e não pode sofrer distrações e permanecer em conversas paralelas.

Sobretudo, tenha em mente que o ambiente escolhido em sua casa para a execução de suas tarefas, independente de estar perto de sua cama ou de seu banheiro pessoal, agora é seu ambiente de trabalho, e deve ser utilizado para tal.