comunicação entre os seres humanos nasceu através da necessidade de passar informação uns aos outros. Desde o tempo das cavernas aprimoramos nossos meios de comunicação até chegarmos à tecnologia avançada de hoje.  

Porém, o simples fato de trocar ideias hoje em dia parece ser um grande obstáculo a ser vencido. Existem pessoas que sabem muito, porém não conseguem comunicar. Já outras que comunicam demais e mesmo assim não são entendidas. E tem aquelas ainda que por bloqueios, não conseguem se imaginar tendo uma conversa com alguém.  

Ainda assim, dentro de uma empresa, problemas de comunicação podem gerar sérias consequências. Se existem diferentes tipos de funcionários, com diferentes obstáculos comunicativos, como proceder para melhorar a comunicação como um todo? 

Ter empatia é a primeira coisa a se fazer. Entender que nem todos estão no mesmo patamar de comunicação é a segunda. Mas como efetivamente melhorar a comunicação entre as pessoas? 

Confira a seguir 5 dicas para melhorar a comunicação com a sua equipe: 

1- Crie abertura para a comunicação 

É muito contraditório esperar que sua equipe se comunique se por algum motivo ela não é incentivada ou não se sente confortável para isso. Logo, o papel de um líder de equipe é o de dar o exemplo. Esteja sempre se comunicando. Cumprimente sua equipe e mostre-se disponível a conversar sobre assuntos rasos e mais profundos. 

Incentive as interações sociais. Por exemplo, motive sua equipe a comer fora da mesa de trabalho, no horário de almoço e a trocarem experiências. Assim, os funcionários podem se sentir mais ligados um ao outro e mais confortáveis ao conversarem. 

Mantenha sua porta do seu escritório aberta. Parece simples, porém este ato impacta bastante o psicológico das pessoas. Nesse sentido, os funcionários entendem que você está realmente sempre aberto a conversar, disposto a ajudar no que precisar. Em outras palavras, manter a porta aberta ajuda e muito a melhorar a comunicação com a sua equipe. 

2- Fique atento a sua linguagem corporal 

A comunicação entre as pessoas vai muito além das palavras. A linguagem corporal que cada um de nós exibe em uma conversa diz muito mais sobre como estamos realmente nos sentindo e isso impacta as pessoas. 

Dessa forma, é ideal seguir algumas dicas para não afastar as pessoas e melhorar a comunicação entre a sua equipe:  

  • mantenha postura ereta, sem vícios de apoio;  
  • contato visual sem abrir muito os olhos, para não intimidar;  
  • braços descruzados, que ao invés de demonstrarem desinteresse na conversa podem ajudar a pontuar suas falas;  
  • sorria e dê total atenção ao funcionário, não respondendo mensagens entre outras distrações. 

3- Escute 

Quando as pessoas sentem que suas opiniões importam e realmente são ouvidas, elas se sentem confortáveis em dar feedbacks mais honestos e transparentes. Dessa forma, o simples ato de verdadeiramente ouvir alguém faz toda a diferença. 

A fim de melhorar a motivação da comunicação da sua equipe, tente incentivar as pessoas a darem opiniões ao mesmo tempo em que fale menos enquanto conversa. Ficar em silêncio, além de dar mais oportunidade ao outro falar, pode gerar lacunas de silêncio que melhoram a reflexão do outro sobre o assunto. 

É de extrema importância não se distrair com aparelhos eletrônicos que podem atrapalhar a conversa. Da mesma forma, repetir algumas coisas que a outra pessoa disse faz com que ela se sinta realmente ouvida e segura de que conseguiu passar a mensagem.   

Por fim, ter empatia e dar atenção aos funcionários tímidos que quase nunca se pronunciam é essencial. Toda vez que um desses tomar coragem para dizer algo, mostre como é importante a opinião dele prestando total atenção.   

4- Tenha reuniões rápidas e objetivas  

Elas podem ser semanais, quinzenais ou até diárias, o importante é manter a periodicidade dessas reuniões para dar manutenção ao andamento do trabalho e do relacionamento da equipe. 

Logo, estas reuniões servem para atualizar os funcionários sobre o andamento dos projetos e também abre oportunidades para a equipe dar a sua opinião. Reuniões curtas exigem uma comunicação rápida e eficaz. Portanto é uma ótima situação para melhorar a comunicação da sua equipe.   

5- Faça treinamentos estimulantes  

Tirar a sua equipe do ambiente de trabalho é uma ótima maneira de promover situações que permitam que eles aprendam na prática. 

  Dessa forma, os treinamentos possibilitam trabalhar competências diversas e a comunicação pode ser um foco a ser buscado. Crie jogos, promova conversas, momentos de descontração e até competitividade. Tudo é válido se for realizado com atenção e foco para melhorar a comunicação da sua equipe.   

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