13
abr

Foco e concentração no trabalho

Por certo, você já ouviu a expressão “tempo é dinheiro”, e isso é uma grande verdade. Todos querem lucrar e, atualmente, lucro é igual a dinamismo e praticidade. No mercado e dentro de seus processos produtivos, quem produz mais torna-se valorizado e ganha mais vantagens em relação aos demais.

E é por isso que tantas empresas têm investido em incentivos à exercitação do foco e da concentração durante o trabalho. Elas sabem que funcionários realmente focados em suas tarefas rendem mais e trazem maiores resultados. Sem dúvida, seu funcionário ideal é aquele com objetivo traçados, com grande capacidade de concentração e que deseja alcançar as metas da empresa.

Não resta dúvidas de que o foco deve ser algo buscado por todos, tanto a nível de aprimoramento pessoal, quanto na busca da excelência profissional. Por conta disso, o Espaço Eventos Jacyra Sanches separou algumas dicas para facilitar o exercício do foco e da concentração no trabalho:

Elimine distrações: O primeiro passo é se auto observar. O que no seu dia a dia costuma tirar sua atenção? Redes sociais, smartphone, música, colegas ao lado. Localize suas principais distrações e busque eliminá-las;

Seja um adepto da To Do List: Todos os dias, antes de começar suas tarefas, busque traçar em alguma agenda ou post-it tudo aquilo que necessita executar durante o dia. Vá por ordem de importância ou urgência. Conforme for realizando-as, marque um “check”;

Faça uma coisa de cada vez: Um erro recorrente para muita gente é achar que fazer várias coisas ao mesmo tempo trará mais resultados e otimizará seu tempo. Engano! Procure se concentrar em uma tarefa de cada vez, dedicando-se ao máximo em cada uma delas.