27
ago

Franquias: A importância do treinamento para as equipes

É muito comum e desafiador no segmento de franquias manter o padrão de qualidade tanto no produto como na prestação dos serviços. Por este motivo, é importante investir em treinamento.

Mas quando treinar?

As grandes marcas de franquias possuem um planejamento para treinamentos, que vão desde o treinamento inicial para o franqueado, que informará detalhadamente os processos de gestão, a rotina, bem como a missão, cultura e valores e a capacitação das equipes com treinamentos de vendas, atendimento, entre outros.

Os treinamentos contribuem significativamente com os resultados, além de reforçarem o padrão da marca, permite que a equipe se sinta motivada e ainda promove engajamento.

Tipos de Treinamentos:

Treinamento inicial

Importantíssimo para o franqueado, gerente de operações e o gerente de loja. É uma imersão nos detalhes do negócio: processos, finanças, estoque, vendas, gestão de pessoas, etc.

Vendas e Atendimento

Saber atender é essencial para o sucesso do ponto de venda, os cuidados na abordagem é a chave para agradar o cliente e evoluir no ciclo da venda. Vale ressaltar que sempre que há mudança no modelo de prestação de serviços ou a entrada de um novo produto, é imprescindível que a equipe seja treinada.

Formação de Multiplicadores

Em geral as franquias atendem a rede de varejo e a rotatividade costuma ser alta. Isso afeta o investimento em treinamento. Tanto o franqueado como os gerentes e consultores de campo devem ser preparados para serem multiplicadores dos processos e das melhores práticas, para assim atender a necessidade de ser ter rapidamente uma equipe ou colaborador treinado. Para isso é recomendado que o ponto de venda tenha os manuais da franquia atualizados com os conteúdos dos treinamentos.

 

De acordo com o Site Central do Franqueado, “treinamentos mal aplicados prejudicam diretamente o controle de qualidade de uma franquia. Para acessar o link clique aqui

O mercado de franquias é muito competitivo, as empresas precisam se preparar, os treinamentos são uma ferramenta importante para gestão do negócio e para alcançar o sucesso.