12
abr

Por que a ginastica laboral é tão importante em uma empresa?

Esticar o braço, torcer o tronco e girar o pescoço: estes exercícios parecem ter vindo diretamente de uma aula de pilates ou yoga – mas não vieram. Parte da ginástica laboral, essas atividades podem melhorar não apenas a saúde dos colaboradores de uma empresa como também o próprio ambiente corporativo.

A atividade é de curta duração, realizada geralmente durante o período de trabalho. Divididas em algumas categorias diferentes: a compensatória, de relaxamento, de compensação, e a corretiva. A ginástica laboral pode ser executada por todas as pessoas com qualquer roupa e traz muitos benefícios.
Separamos aqui 5 motivos do por que a ginástica laboral é tão importante em uma empresa.

Previne o risco de doenças sérias

A Lesão de Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são duas patologias muito frequentes para colaboradores das mais variadas empresas. Ambas dizem respeito a lesões por esforços repetitivos, sendo que na segunda é possível que ocasione em distúrbios em músculos, tendões e articulações.

De acordo com Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feita em 2014 cerca de 35 milhões de pessoas com mais de 18 anos foram diagnosticadas com as patologias. Trazendo a ginástica laboral para o ambiente de trabalho, os riscos de adquirir danos por esforços repetitivos se tornam menores, garantindo a saúde do colaborador.

Aumenta a produtividade

É fato que as atividades físicas são grandes aliadas no bem-estar das pessoas. Com a ginástica laboral, a premissa não seria diferente. A atividade integrada na rotina dos colaboradores é um momento de respiro e de descontração. Sendo assim, o índice de produtividade da equipe fica com uma grande tendência de aumentar, já que a ginástica pode deixar colaboradores mais motivados e relaxados.

Alivia o estresse

Um dos principais problemas dentro do ambiente corporativo é o estresse e a ansiedade. Como mencionado anteriormente, as atividades físicas trazem bem-estar para todas as pessoas e, por isso, acaba sendo uma das grandes ferramentas para diminuir o estresse.

A ginástica laboral pode, em poucos minutos, ativar o corpo e oxigenar a parte muscular. Além disso, também facilita a integração social, o que diminui os riscos de colaboradores atingirem picos de estresse, evitando inclusive doenças mais graves ocasionadas pelas fortes emoções.

Melhoria do clima no ambiente corporativo

Sair da rotina é definitivamente uma necessidade para colaboradores de uma empresa. Exercer a mesma tarefa diariamente pode ser cansativo e, muitas vezes, desmotivador. Portanto, tirar alguns minutos do horário de trabalho para uma prática diferente de atividades pode melhorar o clima no ambiente de trabalho, promovendo também a interação das equipes.

Diminui os riscos de acidentes de trabalho

As atividades laborais também causam efeitos importantes na atenção e no sistema neuromotor.  Assim, inserir a ginástica no cotidiano dos colaboradores pode ser uma ferramenta para diminuir acidentes causados por desequilíbrios, esforços repetitivos em uma só articulação além de concentração de cargas em apenas um lado do corpo.

 

 

Não perca nossa live 23/4 ao meio dia no Stories do Instagram (@espacojacyra) sobre qualidade de vida e o trabalho: você pode ser um amador! 
A entrevista rola com o Presidente da Labor Fit (uma empresa que está no mercado da saúde no trabalho há mais de 30 anos) Carlos Eduardo!