13
set

Psicologia positiva: o que é e como isso afeta a sua inteligência emocional?

Quem procura um caminho mais feliz, normalmente encontra o termo psicologia positiva. Esse tipo de psicologia pode, inclusive, ajudar no campo da sua inteligência emocional e na maneira como você se comunica com as pessoas, além da maneira em que você se expressa e se sente em seu local de trabalho.

Estudar a psicologia positiva pode te ajudar, por exemplo, a entender melhor como suas emoções funcionam e adquirir uma melhor inteligência emocional.

O que é psicologia positiva?

 Basicamente, a psicologia positiva explora os fatores que contribuem para que uma pessoa seja, de fato, mais feliz. Cursos de extensão em psicologia abordam especialmente esse estudo, o qual analisa os aspectos positivos das pessoas e quais seus impactos na vida em sociedade.

Uma das teorias mais famosas sobre a psicologia positiva é a da doutora russa Sonja Lyubomirsky. Ela afirma que a felicidade é baseada em três fatores: genética (50%), circunstâncias de vida (10%) e atividades intencionais (40%).

Com exceção da genética, conseguimos lutar para fazer com que as circunstâncias de vida e nossas chamadas atividades intencionais possam contribuir para sermos mais felizes.

O que a psicologia incentiva a fazer é que você se incentive a desenvolver habilidades e ações que te deixam mais feliz. Dedicar tempo em algo que te alegra porque você gosta é importante para deixar o dia mais leve e balancear as suas emoções.

Sabe a expressão “parar e cheirar as flores”? Ela não se refere literalmente a flores, mas a tirar um tempo do seu dia e valorizar aquele tempinho de alegria que fazer algo que você gosta te proporciona.

Como a psicologia positiva afeta sua inteligência emocional?

 Como a psicologia positiva estuda as coisas positivas do ser humano, isso está quase que intrínseco com o estudo sobre inteligência emocional. Como? Calma, vamos por partes.

Possuir inteligência emocional significa entender suas emoções, a maneira como você se sente e como se relacionar com as outras pessoas.

Se você estiver, por exemplo, em um espaço de eventos corporativos em uma palestra do seu trabalho, é possível que você se sinta ansioso. É normal ficar nervoso para interagir com as outras pessoas e acabar gaguejando ou falar algo que você não queria.

Possuir essa consciência te ajuda a ter um controle melhor disso e a conseguir se comunicar claramente com os outros. Inteligência emocional implica uma habilidade social mais desenvolvida, a qual é considerada um fator determinante para ser bem-sucedido.

Ao utilizar processos da psicologia positiva, você consegue entender melhor como analisar como esses aspectos afetam a o seu dia a dia e o seu emocional.

Com essa noção, é possível deixar a sua rotina mais alegre, com mais fatores que contribuem para deixar sua vida mais feliz. Dessa forma, você se levanta muito mais rápido quando alguma coisa te chatear e puxar pra baixo.

Usando a perspectiva da psicologia positiva, fica mais fácil de encontrar o equilíbrio e viver a vida de uma maneira mais completa, bem-sucedida e feliz.