26
abr

Quatro dicas para motivar seus colaboradores

Engajamento e produtividade são duas palavras com significados bem diferentes, mas que andam praticamente juntas no mundo corporativo. Profissionais que não estejam motivados em seu trabalho não renderão tudo o que podem, prejudicando a produtividade de toda a empresa.

O pior é que muitos gestores não conseguem sequer identificar que uma equipe não está engajada. Imagine, então, identificar quais colaboradores não estão produzindo o que deveriam nem o quanto poderiam, como o superior pode ajudar o trabalhador e a razão da falta de motivação.

Para que a equipe siga engajada profissionalmente, são necessárias quatro atitudes que toda empresa deve tomar assim que possível:

Definir objetivos: uma equipe dificilmente ficará motivada se não souber qual é a meta a ser alcançada. É dever do gestor manter todos informados sobre o objetivo, incentivando cada colaborador e pontuando quais serão os benefícios e eventuais recompensas caso a equipe chegue ao seu propósito.

Explicar o papel de cada um: com as metas bem delimitadas, é hora de delegar os cargos e as funções que cada colaborador terá para que se chegue no resultado esperado. Mostrar que cada pessoa é única na equipe e todos devem trabalhar coletivamente é um desafio, mas é a chave para o sucesso.

Perceba o modelo a ser utilizado: cada equipe lida melhor com um esquema, e cabe ao gestor verificar qual se encaixa melhor a ele. Um dos mais populares é o da meritocracia, no qual cada colaborador ganha prêmios por pequenos objetivos conquistados dentro do que está estipulado.

Eventos corporativos: atividades como workshops, palestras, treinamentos externos e simpósios colaboram muito com o desenvolvimento profissional e com o engajamento de cada colaborador. O espaço Jacyra oferece diversos espaços para que empresas de vários portes tenham mais sucesso em suas atividades.