A prática de tipos de treinamentos corporativos cresceu exponencialmente através dos anos. As empresas enxergaram neste novo método de ensino uma grande oportunidade para atingir os funcionários onde eles mais precisam.  Antes de entender os tipos de treinamentos corporativo, precisamos saber o que eles são. Eles são a nova prática adotada pelas empresas que visam melhorar habilidades e objetivos específicos dos funcionários de forma lúdica e inovadora. Logo, as empresas usam os treinamentos corporativos para alcançar diversos objetivos internos. 

Nesse sentido, o treinamento corporativo é um investimento necessário para que o empresário alcance bons resultados no mercado de trabalho. Em outras palavras, quem investe no treinamento do seu pessoal, possui uma equipe mais unida e centrada num objetivo comum, colhendo assim mais frutos. 

Mas afinal, quais são os principais benefícios do treinamento corporativo? 

  • Aumenta a motivação dos funcionários; 
  • Maximiza a produtividade; 
  • Permite que os profissionais trabalhem sem supervisão constante; 
  • Diminui as chances de acidentes de trabalho; 
  • Permite que o profissional se sinta parte contribuinte da empresa; 
  • Aumenta as oportunidades de promoção dos profissionais; 
  • Ensina os funcionários a otimizarem o tempo e o trabalho; 
  • Diminui a rotatividade de colaboradores; 

Dentre as diversas vertentes de treinamentos corporativos, existem os mais comuns e eficazes. Confira agora 3 tipos de treinamentos corporativos: 

1 – Treinamento desenvolvedor de habilidades e competências 

A empresa pode exigir mais de um funcionário se o ensina a aprimorar suas habilidades e competências. Ou seja, um treinamento que visa o melhor desenvolvimento das áreas que os profissionais mais tem dificuldades no dia-a-dia, sana os obstáculos e oferece oportunidades de crescimento. 

Da mesma forma, investir em treinamentos voltados à produtividade, que podem visar o melhor aproveitamento do tempo de um funcionário, o torna mais eficaz e proativo. Como resultado, o funcionário organiza melhor a rotina de trabalho e alcança diferentes objetivos e ganhos para a empresa como um todo. 

Este tipo de treinamento pode se apresentar em diversas formas, como, palestras, games, mini competições entre equipes, etc. 

2 – Treinamento de comunicação assertiva 

 

O tema “comunicação assertiva” não é novo e muito menos pouco explorado por empresas que visam melhorar resultados. Porém, erros de comunicação ainda são os principais vilões dentro das organizações e optar por enxergar estas falhas e consertá-las é sempre a melhor escolha. 

Dessa forma, a empresa que escolhe treinar a comunicação entre os funcionários dá passos rumo a transformação de sua realidade. 

Este treinamento corporativo visa desenvolver e aprimorar as habilidades de comunicação dos funcionários em diversas situações propostas, para que estes sintam-se confortáveis na oratória em várias situações. 

Simulações de reuniões, apresentações, e-mails e mensagens, podem ser pedidos como parte do treinamento. Além disso, colocar os funcionários em diversas situações estimula o desenvolvimento pessoal em várias possibilidades, criando até um bom relacionamento interpessoal entre os funcionários. 

3 – Treinamento de Liderança 

Aprender a liderar uma equipe é extremamente importante para a contínua obtenção de resultados. Logo, não se pode esperar que um líder exerça um bom trabalho se ele não for devidamente orientado de como fazê-lo. 

Nesse sentido, o treinamento é ideal para explorar mais as habilidades de liderança dos colaboradores, e até guiar funcionários recém promovidos aos verdadeiros desafios de seu novo cargo.  

Como falado em nosso último texto aqui do blog, um bom líder possui aspectos essenciais de liderança e a melhor maneira de aprendê-los é através de um bom treinamento corporativo. (Confira o post sobre os 3 aspectos essenciais da liderança). 

Contudo, é muito importante destacar que o treinamento de liderança não serve apenas para treinar futuros líderes, mas também para estimular e descobrir a liderança já existente nos funcionários de uma equipe.  

Estes tipos de treinamentos corporativos podem ser realizado com palestras, games e workshops que estimulem a tomada de decisão quanto à execução de tarefas e projetos. Por fim, este treinamento aumentará e muito o engajamento dos funcionários em relação à empresa. 

Bônus: Treinamento motivacional 

 

Para que todos estejam aptos a buscarem melhores resultados para a empresa, a equipe precisa estar motivada para tal objetivo. Em outras palavras, é muito importante estimular o pensamento de que a empresa é formada de pessoas e que as pessoas precisam ser bem estimuladas. Assim, realizarão um bom trabalho. 

Funcionário desmotivados, sentem-se desconectados da empresa e então não buscam mais alcançar resultados. Logo, a solução é fazer com que o colaborador volte a se sentir parte integrante e importante da empresa. 

Esta motivação deve acontecer em todos os níveis hierárquicos. Por exemplo, um funcionário que ocupa um alto cargo na empresa não necessariamente está motivado a trabalhar só por este motivo. Ao contrário, pode estar se sentindo sobrecarregado e desmotivado a achar opções que resolvam problemas. Logo, é de extrema importância realizar treinamentos motivacionais em todos os níveis hierárquicos. Afinal, tanto os cargos altos serão atingidos, quanto os cargos mais baixos, que por responderem aos cargo altos, estão ligados na cadeia de produção. 

O treinamento corporativo motivacional pode ser apresentado através de dinâmicas, games, congressos, palestras, dentre outras tantas formas. 

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