Existem vários tipos de eventos corporativos: workshop, palestra, seminário, congressos, convenções... diferentes modelos que, dependendo do que você quer, pode te ajudar a atingir os seus objetivos com a sua equipe. No entanto, é preciso saber o que é o melhor para o seu evento corporativo. Dessa forma, você consegue realizá-lo de uma maneira mais direcionada e com o conteúdo apresentado da forma que será mais aproveitado por seus colaboradores. Por isso, confira as principais diferenças entre os modelos mais famosos de eventos corporativos.

Workshop

Vamos começar por um dos mais simples: o workshop é a solução ideal para uma oficina com o objetivo de aprendizado em menos de um dia. Ao realizar um workshop, você ajuda no desenvolvimento de habilidades e na absorção de conhecimento dos seus colaboradores em algum tema específico. Por exemplo: “Workshop de como usar o Sales Force”, etc.

Palestra

Outro modelo clássico: palestra é uma exibição de conteúdo com um apresentador. Normalmente, as palestras abordam temas específicos com a defesa de uma tese e, ao final, abre-se espaço para perguntas e discussões sobre o assunto. Se feita de maneira interativa, a palestra pode, inclusive, ajudar na compreensão do conteúdo, pois a plateia se sente parte da apresentação.

Congresso

Enquanto a palestra é um modelo até que pequeno, um Congresso é pensado exatamente para ser um grande evento corporativo: eles podem durar entre três dias e até uma semana. Um Congresso é composto por diversas atividades, de maneira a apresentar diferentes tipos de conteúdo, engajar pessoas e oferecer um espaço para networking. Entre as atividades, estão palestras, debates, apresentações especiais, oficinas e até workshops. Normalmente, Congressos são divididos por interesse em meio a profissões, como o Congresso de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), por exemplo. Outro ponto importante dos Congressos é que eles podem, muitas vezes, apresentar palestrantes e participantes internacionais, trabalhando na globalização da informação e no compartilhamento de experiências entre pessoas de diferentes lugares do mundo. Ao todo, os Congressos são indicados para o aprofundamento de conhecimento e enriquecimento cultural dos participantes, então, se você está pensando em fazer um para seus colaboradores, é provável que eles vão aproveitar bastante – tanto no meio profissional quanto no pessoal.  

Convenção

O que é uma convenção? Esse tipo de evento corporativo é muito parecido com os congressos, com uma diferença chave: o público é muito mais participativo. Ou seja, em uma convenção, os seus colaboradores se envolvem e participam mais do que se estivessem em um congresso. Ao participar e interagir com as apresentações, eles conseguem se aprofundar em determinados assuntos e a aprender mais sobre outros. Assim como nos Congressos, as Convenções colocam seus colaboradores juntos por mais tempo, fortalecendo o espírito de equipe e motivando-os a trabalharem juntos.

Seminário

Os seminários costumam contar com uma programação direcionada a um conteúdo ou profissão específica. Por exemplo: Seminário sobre Segurança Pública, etc. Dessa forma, as atividades são mais aprofundadas em determinados temas. O ponto principal do seminário é claro: aprender. Por conta disso, também é importante deixar espaço para discussões ao final, pois, assim, as pessoas podem tirar dúvidas e encontrarem outros pontos de vista diante do que foi apresentado. De modo a incrementar seu seminário, você também pode incluir workshops e oficinas dentro da programação. Seminários podem ser feitos entre um e três dias.

Qual modelo de evento corporativo é o ideal?

Para saber qual é o modelo de evento corporativo é ideal para você, é necessário se perguntar qual o motivo principal: engajamento? Motivação? Integração entre a equipe ao mesmo tempo que os ensina algo novo? Após decidir, é importante também pensar no aluguel de espaço para eventos corporativos, em salas de treinamento ou qualquer espaço que seja adequado ao modelo escolhido. A chave do sucesso para um evento corporativo é simples: planejamento.

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